15 de outubro de 2011

A arte de jogar Xadrez na Antiguidade e a era dos Computadores

Jogo de Xadrez na Antiguidade

Por volta do século XV o jogo de Xadrez estava amplamente difundido pelo velho continente e dentre as variantes existentes do jogo a européia destacou-se mais, devido a rapidez proporcionadas pela inclusão da Dama e Bispo. Apesar de já existirem literaturas anteriores na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.

As partidas começaram a ser registradas com maior frequencia e mais estudos da teoria foram publicados. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou a criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886 e em 1924 é fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organiza a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.

Jogo de Xadrez na era dos Computadores

Com a popularização dos computadores ao fim da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado a análises de partidas

Ao longo do tempo, o duelo entre as máquinas (computadores) e o homem foi-se acentuando. O xadrez não foi exceção, as primeiras tentativas desta interação datam do século XIX, com tentativas de notação automática de uma partida através de dispositivos eletromagnéticos sobre o tabuleiro, conectados a um dispositivo de impressão. Com os adventos dos primeiros computadores no início de 1950, os cientistas da computação iniciaram o desenvolvimento de programas dedicados ao xadrez. Um dos primeiros testes envolveu o MANIAC I capaz de executar 10.000 instruções/segundo, entretanto devido a limitações de cálculo o tabuleiro empregado tinha uma versão reduzida, o xadrez de Los Alamos com seis colunas e seis fileiras, que reduziu o tempo de cálculo de quatro plies de três horas da versão tradicional para doze minutos.[79]

Com o avanço da informática os motores mais sofisticados passaram a incluir funções de avaliação considerando a posição das peças de modo a buscar na árvore de possibilidades um lance ótimo de acordo com a estratégia do jogo. Por exemplo, um cavalo localizado ao centro do tabuleiro torna-se mais valioso, segundo a função de avaliação, do que um localizado num dos cantos do tabuleiro.[80]

autora: Silvia Maria Mantovani

Nenhum comentário:

Postar um comentário