23 de outubro de 2011


Atualmente tudo muda tão rápido que perdemos a noção de como eram. Nossos equipamentos tecnológicos acompanham as novas necessidades sem darmos conta. O rádio acompanhou a evolução tecnológica de maneira surpreendente, temos rádio em vários eletrônicos e usufruímos dele em qualquer lugar.Conheçam um pouco a história desse objeto tão presente em nossas vidas!!

As Raízes da Rádio

Durante a década de 1860, o físico escocês, James Clerk Maxwell previu a existência de ondas de rádio, e em 1886, o físico alemão, Heinrich Rudolph Hertz demonstrou que as variações rápidas de corrente elétrica pode ser projetada para o espaço na forma de ondas de rádio semelhantes aos da luz e calor.

Em 1866, Malom Loomis , um dentista americano, demonstrou com sucesso a "telegrafia sem fio". Loomis foi capaz de fazer um medidor conectado a uma pipa causar um outro para se mover, marcando o primeiro exemplo conhecido de comunicação aérea sem fio.

Guglielmo Marconi

Guglielmo Marconi , um inventor italiano, provou a viabilidade de comunicação de rádio. Ele enviou e recebeu seu primeiro sinal de rádio na Itália em 1895. Em 1899 ele mostrou o primeiro sinal sem fio através do Canal Inglês e dois anos mais tarde recebeu a letra "S", telegrafou da Inglaterra para a Terra Nova. Esta foi a mensagem radiotelegráfico transatlântico primeiro sucesso em 1902.

Nikola Tesla

Além de Marconi, dois de seus contemporâneos Nikola Tesla e Nathan Stufflefield tirou patentes de transmissores de rádio sem fio. Nikola Tesla é agora creditado como sendo a primeira pessoa a tecnologia de rádio de patente, a Suprema Corte derrubou a patente de Marconi em 1943, em favor de Tesla.

Crescimento da Radio - Transmissores de Rádio Telegráfica e Spark Gap-

Radiotelegrafia é o envio por ondas de rádio a mensagem ponto-traço mesmo (código Morse) usado em um telégrafo . Transmissores naquela época eram chamados de centelha-gap máquinas. Ele foi desenvolvido principalmente para o navio-terra e navio-navio de comunicação. Esta foi uma forma de comunicação entre dois pontos, no entanto, não foi de radiodifusão pública como a conhecemos hoje.

Os sinais sem fios provaram ser eficazes na comunicação para o trabalho de resgate quando um desastre marítimo ocorrido. Um número de transatlânticos instalados equipamentos sem fio. Em 1899 o Exército dos Estados Unidos estabeleceu comunicações sem fio com um farol off Fire Island, New York. Dois anos depois, a Marinha adotou um sistema sem fio. Até então, a Marinha tinha vindo a utilizar a sinalização visual e pombos-correio para comunicação.

Em 1901, foi instituído serviço radiotelegráfico entre cinco ilhas havaianas. Em 1903, uma estação Marconi localizado em Wellfleet, Massachusetts, levou a uma troca de cumprimentos entre o presidente ou Theodore Roosevelt e King Edward VII. Em 1905, a batalha naval de Port Arthur na guerra russo-japonesa foi relatado por wireless, e em 1906, o Escritório de Meteorologia EUA experimentou radiotelegrafia para acelerar aviso de condições meteorológicas.

Em 1909, Robert E. Peary, explorador do Ártico, radiotelegraphed: "Achei o Pólo". Em 1910 Marconi abriu regulares americano-europeu serviço radiotelegráfico, que alguns meses mais tarde, permitiu que um assassino escapou britânico para ser apreendido em alto-mar. Em 1912, o primeiro transpacífico radiotelegráfico serviço ligado San Francisco com o Havaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário