24 de outubro de 2011


O que queremos das “novas tecnologias”?

Uma das frases que mais ouço em discussões sobre novas tecnologias é "...a tecnologia deve ser utilizada como ferramenta para aprimorar o conhecimento..."

Procurando no dicionário o significado da palavra encontro:

Ferramenta s.f. utensílio que auxilia a execução de um trabalho artesanal ou mecânico
2 p.ext qualquer instrumento necessário à prática profissional
3. fig. meio para alcançar um resultado

Me lembro então do meu pai e sua caixa de ferramentas.
Tradição de família, pois meu avô paterno era mestre de obras, a caixa de ferramentas estava sempre à mão para solucionar um problema.
Na mão do meu pai funcionavam muito bem, na minha e na de minhas irmãs nunca dava certo.

Quando reclamávamos ele dizia, bravo “É claro, você usou de qualquer jeito.
Uma ferramenta na mão de quem não sabe usá-la não é nada. Como é que você usou?"
E parava, mostrava como era, e praticando, a gente aprendia. 
Mas o que tem a ver caixa de ferramentas e  novas tecnologias?
Pensamento, prática, e bom senso.
Personificamos as “novas tecnologias”, transformando-as no sujeito oculto da sociedade moderna.
Achávamos que as “novas tecnologias” resolveriam todos os problemas.
Como as pobres não deram conta, passamos a de culpá-las pelos estragos das mudanças de comportamento, principalmente da família.
Aceitamos o “você precisa muito” dos amigos, da mídia, do mercado sem parar, observar, refletir.
Para que servem dentro do meu ambiente?
Sim, saber que existem as “novas tecnologias”,  afinal faço parte de um mundo que se movimenta, se transforma.
Mas se são ferramentas, preciso ter consciência de que a mesma ferramenta pode ter vários utilidades e dependendo das mãos de quem dela faz uso, pode ir de uma solução até uma arma.
Daí importância da prática, que  nos mostra o uso adequado das “novas tecnologias” para cada necessidade.
Não me refiro ao que dizem, mas a um questionamento pessoal.
Deixar de simplesmente aceitar que “preciso muito”, “minha família precisa muito”
Entender os significados da palavra ferramenta: 
 “utensílio... instrumento...meio”
Ponte!
Ponte de transição e passagem entre o antigo e o moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário