25 de outubro de 2011

A Educação do Futuro

Nos últimos anos, surgiu a onda dos Tablets: aparelhos finos, de aparência frágil e que muitos olham desconfiados. Muitos não veem tanta utilidade no aparelho pelo fato de tantos outros terem funcionalidades similares e até melhores, como os Netbooks.

Porém, parece que finalmente encontraram um uso que realmente fará diferença.

Recentemente a universidade Estácio de Sá divulgou que planeja substituir, gradualmente, todo o material didático dos alunos por... Tablets!

Quem poderia imaginar que seriam substituídos nosso velho material escolar pelos tablets. Voltamos aqui ao saudosismo, início de ano era uma verdadeira festa, passávamos tardes inteiras com minha mãe para organizarmos nossos cadernos, livros, encapar tudo colocar nome, e pensar que aquela era a parte mais gostosa porque depois durante todo o ano sentiríamos o peso de tudo aquilo em nossa mochila.

É claro que existem dois lados como em tudo na vida, o lado positivo: pela economia de papel e dinheiro, que depois de passado aquele ano letivo, certamente este material apostilado, cadernos ficam empilhados em algum quanto da casa. O lado negativo a meu ver, é que as memórias estão ficando cada vez mais digitais e perdendo um pouco a identidade de cada um. Quero deixar claro que não sou contra a evolução, mas tais mudanças precisam ser pensadas. Também teremos problemas com o descarte da mesma maneira, pois com o passar dos anos os tablets ficarão mais modernos e o que fazer com o que temos em casa? Chegará um momento em que não saberemos onde colocar todo esse lixo eletrônico, é por isso que precisamos ter um consumo inteligente. Ás vezes é melhor esperar um tempo maior do que comprar algo logo quando é lançado, pois com o passar dos meses tais aparelhos só melhoram . Aí sim estaremos fazendo uma compra inteligente porque tal aparelho nos atenderá por mais tempo e estaremos ainda contribuindo com o meio ambiente. E isso também é educação e consciência ecológica com o mundo em que vivemos, pois afinal nosso assunto começou com o tema Educação do Futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário